Coaching: descubra o que te move e mãos à obra!

O que você está fazendo nesse exato momento? É algo que realmente ama?

Já pensou em transição de carreira ou a orientação de um coaching?

“Quem tem um porque enfrenta qualquer como”. Viktor Frankl.

Visto que nos dias de hoje o prazer determina a realização profissional e uma carreira plena, um grande erro que as pessoas cometem é fazer as coisas sem se perguntarem por que as fazem.

Muitos trabalham, estudam, investem tempo e dinheiro em uma carreira que não lhes traz prazer, pois em alguns casos a escolha não foi determinada pelos seus valores, mas por alguma crença, por um planejamento inadequado de alcançar algum resultado sem se preocupar com o mais importante, esse resultado, eu quero alcançá-lo por quê?

O golfista Tiger Woods disse uma vez que para ele o que mais importava é que todas as manhãs ele acordava e ia fazer algo que realmente amava. Quantas pessoas no mundo podem dizer o mesmo? Ele perguntou.

Ainda sobre ter uma carreira plena, o cantor Bod Dylan falou que pessoas realizadas são aquelas que acordam pela manhã e dormem à noite, e nesse intervalo fazem o que gostam.

Por isso investir em autoconhecimento e coaching de carreira é tão importante, pois para fazermos o que realmente gostamos precisamos nos conhecer, definir nossa missão, visão, valorizar nossa intuição e, principalmente, buscar um sentido em nossas vidas, inclusive em momentos de adversidades.

Viktor Frankl afirma que se você tem um sentido para viver, então você tem um porque, um motivo para acreditar, para transcender e tornar-se um ser humano cada dia melhor.

Então, descubra o propósito da sua vida, encontre seu elemento chave, aquilo que brilha seus olhos e faça acontecer, pois o tempo passa e o momento para ser feliz é agora!

Vocacional

Como saber se é a hora de mudar

Fazer transição de carreira pode significar mudança radical de área ou pode significar apenas mudança de empresa, de regime de trabalho ou de forma de atuação. Trata-se de uma atitude saudável e muitas vezes, desejável. Quando desejável, pode levar o profissional a se sentir valorizado, seguro e mais motivado para o trabalho. Se a transição é imposta, ou seja, quando aparece como necessidade e urgência, pode provocar angústia, medo, insegurança e até reações psicossomáticas.

Quando a mudança é desejável, o profissional tem mais chances de ser bem-sucedido, pois não precisa ter pressa e pode fazer uma autoanálise considerando interesses, experiências, formação, e oportunidades. Como se sente valorizado, sua autoestima o incentiva a buscar algo melhor. Sentindo-se seguro, destaca-se em sua atuação e as oportunidades aparecem com mais naturalidade.

Mudanças inesperadas, porém, necessárias!

Desejáveis ou não, as mudanças são necessárias e estar preparado para elas é sempre o melhor caminho. De início, é essencial fazer uma reflexão sobre o momento atual e sobre a trajetória percorrida na carreira. Como carreira é algo dinâmico, não se deve desprezar o que já foi construído. É importante listar as conquistas e os investimentos feitos. Em seguida, comparar com as metas e objetivos de curto, médio e longos prazos e considerar possíveis obstáculos.

Se o motivo para fazer a transição de carreira estive assentado sobre condições desfavoráveis, como a forma de trabalhar, a falta de conhecimento, ou mesmo a um ambiente inadequado de trabalho, preste atenção. Pode ser que a mudança de área não seja necessária. Nesse caso, deve-se considerar uma mudança na forma e não no conteúdo.

Mudança na forma não requer migração para outra atividade. Implica alteração na organização do trabalho, como regime, horário, segmento, estilos, podendo o profissional trabalhar com a mesma atividade em empresas privadas ou públicas, como profissional liberal., como autônomo, entre outros. Já a mudança no conteúdo implica novos aprendizados, pois significa fazer algo novo, diferente da atividade atual. Requer maiores investimentos como qualificação, aproximação da área, novos contatos, planejamento e portanto, tempo.

“Nos casos em que o equilíbrio vida pessoal e profissional não é respeitado, comumente aparecem sinais de desmotivação, apatia e o desempenho também acaba sendo comprometido.”

Você pode correr, mas não pode se esconder

Muitos profissionais evitam esse tema. Estão mais atentos às exigências do mercado e da profissão e se esquecem de considerar que são pessoas, não máquinas. Por serem comprometidos e responsáveis acreditam que podem avançar limites, cometer excessos e abrir mão da vida pessoal. Nos casos em que o  equilíbrio vida pessoa e profissional não é respeitado, comumente aparecem sinais de desmotivação, apatia e o desempenho também acaba sendo comprometido. Sem desempenho as mudanças propostas não dependem do profissional, mas são impostas e urgentes. Como não se pode fazer muita coisa compressa, o melhor é adotar uma postura preventiva e cuidar da carreira permanentemente.

Outra situação comum e que pode levar um profissional a querer mudar é a falta de clareza sobre os problemas. Quando a questão se refere aos relacionamentos interpessoais, por exemplo, é importante agir de maneira ponderada para manter o equilíbrio, em vez de abrir mão da posição que ocupa de modo impulsivo. Por outro lado, algumas categorias profissionais são mais organizadas que outras assim como ocorre com as empresas. Se o profissional não vê boas perspectivas na empresa ou na área e se essa falta de perspectivas não depende de sua atitude, ele já fez tudo o que podia, talvez seja prudente considerar uma mudança.

Sinais de que a transição de carreira é necessária:

  • Falta de identificação com a atividade desenvolvida
  • Falta de perspectiva
  • Remuneração inadequada
  • Falta de sentido do trabalho
  • Falta de motivação

Coaching

Coaching: etapas para uma transição de carreira

É importante ressaltar que, quando falta qualificação ou capacitação, é preciso, antes de decidir pela mudança, superar esses obstáculos. Para qualquer área de atuação é inquestionável a necessidade de formação e desenvolvimento de competências específicas.

Etapas não podem ser puladas, veja abaixo algumas das mais importantes:

  • Autoanálise (descubra quem você é, onde quer chegar, com que recursos pode contar, o que sabe fazer, qual é o seu sonho).
  • Pesquisa de mercado
  • Busca de parcerias
  • Aproximação da área de interesse
  • Qualificação
  • Equilíbrio nas finanças
  • Projeto de carreira

No programa de coaching, a carreira se constrói passo a passo. Não se chega ao último degrau sem dar o melhor de si em cada pequena etapa. Portanto, o maior erro que se pode cometer numa transição de carreira é ter pressa. Planeje sua transição, se se precisar de ajuda procure um coaching de carreira.

Coaching

11 passos para ajudar a planejar sua transição de carreira comprovados por coachings

Para se falar em planos, é preciso focar na sua vida profissional sem deixar de lado a vida pessoal, pois o equilíbrio entre elas determina o grau de satisfação e de qualidade de vida de cada um de nós. Por isto, estando de férias ou trabalhando, vale a pena investir um pouco de tempo para se organizar.

Todo o projeto começa com um sonho, para planejar metas é preciso liberar a mente para sonhar, e acredite, você estará pronto para realizar no momento em que estiver livre para desejar.

  • Passo-1: identificar os seus desejos de curto, médio e longo prazo.
  • Passo-2: fazer uma lista com os seus objetivos que precisam ser razoavelmente viáveis para não gerar qualquer frustração.
  • Passo-3: Ordene seus objetivos por prioridades.
  • Passo-4: Estabeleça prazos, sem mirar o ponto de chegada poderemos errar o alvo facilmente.
  • Passo-5: Defina suas estratégias e não tenha pressa ou preguiça.
  • Passo-6: Não desanime diante do primeiro obstáculo, siga em frente.
  • Passo-7: Faça parcerias.
  • Passo-8: Gerencie seu tempo.
  • Passo-9: Gerencie suas finanças.
  • Passo-10: Faça uma revisão no seu planejamento periodicamente.
  • Passo-11: Celebre cada pequena conquista! Isto te dará ânimo para seguir em frente.

Então, é isto, mãos à obra em busca do seu sonho!

O seu sucesso depende de você!

Até o nosso próximo papo carreira!

 

Para saber mais sobre coaching executivo e de carreira acesse nossas redes sociais!

 → Facebook: /MiltaRochaConsultoria

 → Linkedin: miltarocha

→ Youtube: /MiltaConsultoria

 

CTA_fale com um consultor

YOUTUBE Milta Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *