Como divulgar uma vaga de emprego

  • por
Vaga de emprego

Como divulgar uma vaga de emprego

Entrevista e renda realizada no programa Emprego & Renda.

Escolaridade, experiência, salário e idade, são pré-requisitos que ajudam a traçar o perfil de uma vaga de emprego. Nem todo anúncio possui as informações completas sobre a vaga, por que isto acontece?

Repórter: por que as empresas tentam omitir detalhes da vaga?

Milta Rocha: Na verdade, toda informação sobre vaga é importante, mas quando se omite, a intenção é atrair uma quantidade maior de pessoas. Se eu detalho ou especifico muito, reduzo o número de pessoas interessadas.

Repórter: quais são os erros mais comuns na hora de anunciar uma vaga? Mesmo para estas empresas que querem pegar este contingente maior.

Milta Rocha: Primeiramente é importante que você decida qual candidato você quer, que tipo de pessoas você quer atrair e quer convidar para vir para a sua empresa. Tendo esta definição é importante ter em mente onde localizar e encontrar este tipo de profissional.

Os erros mais comuns são divulgar amplamente ao invés de focar na especialidade que você quer.  Vou dar um exemplo: se você quer universitários, é importante que você divulgue em aplicativos ou ferramentas virtuais, mas também em universidades. Se for um número de vagas muito grande, com escolaridade um pouco mais baixa, ainda funciona divulgar em jornais de grande circulação.

Mas se você quer contratar uma pessoa com formação, como experiência mais específica, este tipo de divulgação, de recrutamento não atende.

CTA_fale com um consultor

Repórter: vamos ampliar um pouco estas dicas para as empresas que querem encontrar o profissional com o perfil da vaga. 

Milta Rocha: Este perfil precisa ser bem definido. É importante saber onde é que esta pessoa vai trabalhar, qual a característica deste cargo e desta vaga para que eu possa localizar. Então, quais as formas de se fazer este recrutamento de forma adequada?

Dependendo da vaga existem vários canais: jornais, Instituições do governo tipo Sine e aplicativos que aliam as vagas ao candidato, na mídia, revistas especializadas, blogs, redes sociais, o site da empresa gera um banco de talentos do qual as pessoas interessadas pela empresa podem se inscrever, associações, grupos fechados e grupos de whatsapp.

É importante agente entender que o networking nos ajuda muito a conhecer estas vagas. Porém, o mais importante é que os profissionais de RH de uma empresa, sejam profissionais bem relacionados.

Repórter: no caso de currículo, muitas vezes as pessoas estão desesperadas pelo emprego e acabam não colocando informações, fazendo um currículo que não corresponde exatamente ao seu perfil para se adequar à vaga. Isto não é uma coisa muito bacana não é? O muitas vezes ajuda?

Milta Rocha: Isto não ajuda. Pode até ajudar na seleção do currículo, que é selecionado por que ele apresentou características que são desejadas para o perfil daquela vaga. Entretanto, quando o candidato é apresentado, você percebe que há uma incongruência, que aqueles dados não confere, parece um currículo de outra pessoa.

Isto é pior para o candidato por que pode queimá-lo para outras oportunidades. Então o ideal é que o candidato, ao se inscrever em uma vaga, ele coloque o objetivo adequado de acordo com aquele perfil da vaga, mas ele seja sincero, seja honesto.

E se ele se interessou por aquela vaga, significa que em algum momento ele já teve alguma experiência que possa garanti-lo naquele lugar. Então é importante que ele coloque aquela experiência no seu currículo, e seja honesto.

Repórter: depois desta seleção do currículo, até que se a pessoa mente um pouquinho neste currículo na seleção não vai dar certo mesmo não é? Mas no caso das empresas, como é que elas devem se comportar nesta próxima etapa para evitar erros na seleção?

Milta Rocha: o que que é recrutar? É atrair, é chamar pessoas para a empresa. Quem que esta pessoa quer contratar? Pessoas eficientes, com serviço de alta qualidade, com comportamentos adequados.

É importante, também, que a empresa divulgue o que ela tem de bom. Todos os investimentos que ela faz nas pessoas, suas políticas para manutenção das pessoas. Para que candidatos à altura daquela empresa se inscrevam e se interessem por aquela vaga. Atraídas estas pessoas, aí é o momento da seleção, que é muito importante.

E cada dia mais os processos de seleção estão querendo conhecer quem é esta pessoa mais inclusive do que ela sabe fazer.

🚀Nosso PROGRAMA DE COACHING DE CARREIRA MRC® focado em jovens e adultos é tido como a evolução do teste vocacional tradicional.

👉Trabalhamos com estudo de mercado

👉Trabalhamos com estudo das profissões

👉Trabalhamos várias áreas da vida ao mesmo tempo.

👉Somos capazes de refazer crenças e limitações emocionais.

 

Entre em contato clicando aqui → https://goo.gl/CBdejR

Acessando o site → http://www.miltarocha.com.br/contato

Ou pelo Whatsapp → 31 99905-9793

 

YOUTUBE Milta Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *