Orientação Profissional: Mudança de carreira passo a passo

Mudança de carreira profissional: Passo a Passo

Veja abaixo orientação profissional de especialista sobre como se entregar ao processo de mudança e realizar seu plano B

O ser humano é dotado de inúmeras capacidades e competências, muitas desconhecidas até que uma necessidade se apresente. Ter essa consciência, além de tranquilizar, estimula e encoraja para se experimentar novas oportunidades.

Anteriormente, os profissionais valorizados pelo mercado eram aqueles que iniciavam suas carreiras em uma empresa e saíam apenas com a chegada da aposentadoria, encaradas com dificuldade, pois se acreditava que não havia carreira depois dela. O cenário hoje é o oposto.

Profissionais mais valorizados são justamente aqueles que têm mais mobilidade e experiência em áreas e cargas diferentes. Sendo competentes para realizarmos atividades tão diversas – remuneradas ou não – podemos ampliar nossos horizontes de plano A ou plano B para todo o alfabeto, inclusive considerando trabalhar após a aposentadoria.

A melhor hora de fazer uma escolha

O trabalho é essencial para o desenvolvimento do ser humano e quando é realizado com prazer não tem limite de idade. No início de carreira, os profissionais nem sempre conseguem optar por um trabalho desejável, pois a necessidade fala mais alto. Tendo alcançado alguma estabilidade e realizado os objetos financeiros básicos, é hora de pensar em fazer uma escolha mais prazerosa, anda que menos viável.
Nesse sentido, fazer a transição de uma carreira mesmo antes da aposentadoria é algo saudável e que deve ser avaliado principalmente em situações em que a motivação não está mais presente. Mas quando saber a hora de mudar?
Observando alguns sinais, como falta de identificação com a atividade desenvolvida, falta de perspectiva, remuneração inadequada, falta de sentido do trabalho, falta de motivação. É importante ressaltar que quando falta qualificação ou capacitação, é preciso, antes de decidir pela mudança, superar estes obstáculos.

Prepare-se e não tenha pressa, alcance o “time” ideal para agir

Para qualquer área de atuação, é inquestionável a necessidade de formação e desenvolvimento de competências específicas. Para uma transição de carreira tranquila, seguir o passo a passo é fundamental.

1º –  Faça uma autoanálise (descubra quem você é/ aonde quer chegar/ com que recursos pode contar/ o que fazer/ qual é o seu sonho).

2º – Faça uma pesquisa de mercado. Busque parceiros e se aproxime da área de interesse. Observe se será preciso investir em qualificação. Equilibre as finanças e, por fim, elabore o novo projeto de carreira. Lembre-se de que a carreira se constrói passo a passo. Não se chega ao último degrau sem dar o melhor de si em cada pequena etapa.

3º – Procure um profissional para orientação profissional, um coaching, psicólogo organizacional, ou outro profissional gabaritado.

Portanto, o maior erro que se pode cometer numa transição de carreira é ter pressa.

Para saber mais acesse nossas redes sociais!

→ Facebook: /MiltaRochaConsultoria

 → Linkedin: miltarocha

→ Youtube: /MiltaConsultoria

CTA_fale com um consultor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *