Recolocação: existem oportunidades de emprego SIM!

Recolocação

Recolocação: existem oportunidades de emprego SIM, saiba onde e como agarrá-las!

Existem empresas que estão contratando, você sabia?

Pressão, desemprego, baixa estima, queda no status, estes são dias em que o profissional precisa lidar com a instabilidade. E tudo isto aumenta a expectativa de um novo emprego, profissionais de todas as áreas possuem uma dúvida comum: para onde enviar o currículo e qual a melhor forma.

A notícia boa é que muitos Diretores de Recursos Humanos manterão as contratações, e este planejamento passa de um ano. Você pode estar estranhando, mas é válido o dito popular que é possível crescer em tempos de crise. O que ocorre é que estas empresas estão gastando mais tempo para admitir um colaborador e o processo de recolocação pode ser mais moroso que o normal. A concorrência está fazendo com que a disputa por uma vaga seja mais acirrada.

Ao longo do artigo iremos responder quais os ramos mais aquecidos, convidamos a ler todo o artigo, talvez goste e quem sabe nos agradecer ao final! Vamos lá!

Coaching

Aprenda como agarrar as oportunidades existentes!

Em tempos difíceis parece um paradoxo, porém, não é! Necessário é quebrar alguns paradigmas e se adaptar e permitindo transformações, e não desesperar ou revoltar-se. Diante das dificuldades de recolocação, alguns profissionais tem-nos perguntado se é bom, se é positivo, aceitar uma proposta de emprego com salários e condições inferiores ao que você tinha antes. Hoje em dia esta situação é muito comum, não é? E a nossa resposta é sempre a mesma: é muito positivo!

Como em uma crise o número de oportunidades é menor e o número de profissionais disponíveis é maior que o número de ofertas de emprego, as empresas ficam mais exigentes e pagam menos havendo então achatamento nos salários. É preciso então estar preparado para esta adaptação. O profissional que faz isto é muito bem visto, é percebido como capaz de adaptação.

Aqueles profissionais que se organizaram melhor, até podem ficar um tempo maior esperando oportunidades desde que continuem atentos, antenados, e desde que estejam se qualificando. Lacunas muito grandes em currículos não são muito boas, então chega uma hora que é necessário voltar logo ao mercado.

Oportunidades escassas: como se posicionar sem se sentir inferior

Se você for um diretor e hoje concorre a uma oportunidade de recolocação como gerente, inconscientemente vai esperar ter as mesmas condições anteriores. Neste momento é preciso, então, ter humildade esperando que quando a crise passar, e a crise passa, você terá outras oportunidades de trabalho dentro de expectativas ainda superiores. E o trabalho que você estiver fazendo pode servir como ponte para que você conquiste outros degraus depois.

Aproveite o trabalho que conseguir, pois, traz muito relacionamento, aprendizagem, inclusive possibilidades de aprender novas tarefas que podem agregar à nossa atividade principal. E caso continue procurando emprego, normalmente os entrevistadores sentirão seu tônus vital e vontade de fazer parte do negócio, então, cuide da sua postura quando tiver contato com a empresa e também do seu currículo.

Um currículo bem feito tem mais chance de chamar a atenção do selecionador

Parece uma tarefa simples atualizar o currículo e deixa-lo atrativo, mas temos percebido dificuldades nos candidatos na apresentação de suas capacidades. Vamos passar dicas que consideramos essenciais para elaboração de um currículo atualizado.

Tome nota: o objetivo de um currículo é gerar uma entrevista e uma breve recolocação. Portanto ele deve ser apresentado de forma bem atraente, como se fosse o trailer de um filme mostrando suas melhores cenas, pra isto ele precisa ser bem objetivo. Acompanhe os passos para montagem de um currículo eficiente:

  • Em informações pessoais inclua: Nome completo, nacionalidade, estado civil, idade, endereço e contato.
  • Objetivo: ou seja, que tipo de vaga você está pleiteando, ou se não souber a vaga informe a área de interesse.
  • Formação: inicie pela formação mais atualizada, incluindo nome do curso, da instituição onde cursou e o ano de conclusão ou se ainda estiver cursando a previsão de conclusão.
  • Síntese breve das qualificações: em um parágrafo informe sobre o seu diferencial, incluindo resultados importantes que obteve para as empresas onde atuou. Aqui cabe, por exemplo, experiências internacionais e/ou domínio de algum idioma.
  • Experiências profissionais: Informe as três últimas empresas em que você trabalhou, com período de permanência e cargo ocupado. Informe as atividades desenvolvidas de forma bem sucinta, pois os detalhes podem ser apresentados na entrevista.
  • Outras experiências ou cursos relevantes: do que já tenha participado, inclua o que for interessante para sua área de interesse.
  • Carta de apresentação: todo currículo deve ser acompanhado por uma.

Atualize seu currículo e envie para as pessoas certas! Haverá boas oportunidades que parecerão inferiores no início, saiba aproveitá-las.

Fique atento: saiba o que não deve constar em seu currículo

Muitos currículos são encaminhados fora do padrão mínimo esperado, e muitas vezes os selecionadores encontram dificuldades até mesmo encontrar o candidato. Faltam informações básicas enquanto sobram dados desnecessários. Tome nota do que não deve informar no currículo:

  • Número de registro de documentos: estes deverão ser apresentados no ato da contratação.
  • Data e assinatura: são desnecessários.
  • Referências bancárias, pessoais ou comerciais: não informe.
  • Experiências muito antigas: podem ficar de fora.
  • Idioma básico: não é preciso destacar.
  • Cores ou fontes muito extravagantes: não utilize
  • Foto: Normalmente não é indicado, entretanto se for solicitado indicamos inserir uma foto atualizada, boa qualidade, discreta e sem poses extravagantes.

Carta de apresentação: envie uma mensagem junto ao seu currículo

Por e-mail ou impresso, ou mesmo por aplicativos de empregos, é ideal que o currículo seja acompanhado de uma rápida apresentação. De maneira geral os selecionadores não valorizam os currículos sem saber da sua procedência. Vamos dar alguns exemplos:

Digamos que você irá enviar um currículo para a nossa consultoria, você pode enviar uma mensagem mais ou menos assim:

  1. “Cara Milta, bom dia! Ao assistir um de seus vídeos Papo Carreira, me senti motivado para buscar uma nova oportunidade no mercado. Resolvi seguir suas dicas e tomei a liberdade de te enviar o meu currículo.“

  2. “Cara Professora Milta, bom dia! Tive a oportunidade de ouvir em palestra, sobre o tema tal, uma fala sua, e por isto, peço por gentileza, receber o meu currículo para que seja avaliada uma oportunidade na sua empresa.”

Você pode indicar alguém que te indicou, e lembrando sempre de pedir por gentileza que seu currículo seja avaliado para uma oportunidade de recolocação. E também, coloque-se disponível para se apresentar pessoalmente, se for o caso.

Longe estamos de tentar aqui passar uma receita de bolo, o que queremos dizer é que o currículo não deve ser enviado sem uma boa apresentação. Não precisa utilizar palavras rebuscadas, basta ser gentil. Além de educada, esta atitude é simpática, e pode fazer com que o entrevistador tenha mais vontade para chamar para uma entrevista alguém que tenha o cuidado de se apresentar do que para uma pessoa que não se coloca bem. Para um currículo que chega sem nenhuma apresentação a reação é: “eu te conheço?”, ou “de onde surgiu esta pessoa?”.

Saiba para onde deve enviar seu currículo

Sendo muitos os profissionais disponíveis no mercado, grande também é o volume de currículos e de profissionais capacitados por oportunidades disponíveis. Este movimento está dificultando a decisão dos selecionadores por profissionais adequados às vagas. Os profissionais mais qualificados possuem mais expectativas em relação às vagas e às empresas, ao mesmo tempo muitos destes candidatos aceitam contrapropostas a estabilidade do salário sem reajustes elevados.  Todo este movimento vem aumento do número de etapas nos processos seletivos.

Existem tendências de áreas em que o recrutamento e seleção estarão em alta, escolha um deles para o seu processo de recrutamento: marketing, vendas, finanças, contabilidade, finanças advocatícia, recursos humanos, tecnologia da informação, tecnologia, seguros e a cereja do bolo: tecnologia da informação para facilitar a vida dos clientes (startups em todos os ramos de atuação).

Prepare sua mente e seja um entusiasta, é preciso se permitir sonhar

Primeiramente é preciso levar em consideração o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. As limitações do instante de vida que estamos vivendo, nossos compromissos pessoais e familiares, nossas capacidades, as oportunidades disponíveis e as possibilidades variadas de vivermos em plenitude. Ainda é possível ser realizado na vida! Parece um sonho, uma ilusão, mas não é. As dificuldades são capazes de nos iludir e nos deixar para baixo, mas pare um pouco e comece a planejar.  Capacite-se para o cargo almejado, tenha a postura adequada e apresente-se bem.

Todo projeto começa com um sonho, então, libere sua mente para sonhar! Você estará pronto para realizar quando estiver livre para desejar. Procure apenas saber se posicionar diante das oportunidades almejadas e persista.

O seu sucesso depende de você!

Até o nosso próximo papo carreira!

Para saber mais acesse nossas redes sociais!

 → Facebook: /MiltaRochaConsultoria

 → Linkedin: miltarocha

→ Youtube: /MiltaConsultoria

 

https://youtu.be/KHxdQoHyj6s

CTA_fale com um consultor

YOUTUBE Milta Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *