Imagem pessoal: investimento certo para o sucesso na carreira

Imagem pessoal

Imagem pessoal: investimento certo para o sucesso na carreira

“Vós sois a luz do mundo (…) Não se acende uma candeia para coloca-la sob o alqueire. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras” (Mateus, 5, 14-16)

No competitivo mundo dos negócios, a comunicação é abordada como fator essencial para o sucesso de nossas realizações. Empresas e profissionais não devem prescindir de uma boa estratégia de comunicação e isto se dá, basicamente, pela imagem. Competência e desempenho são fundamentais, mas a visibilidade faz toda a diferença.

Não basta ser, é preciso parecer ser. Assim, o grande desafio para uma adequada seleção de pessoas é escolher o melhor candidato. Entretanto, os profissionais de seleção escolhem aquele que se parece melhor, ou seja, aquele que se apresenta melhor, que “vende” melhor sua imagem.

 

A escolha errada pode passar uma ideia igualmente errada

Imagem pessoal está relacionada à aparência, comportamento e postura. Exemplificando: se eu não escolho a roupa adequada para o trabalho, corro o risco de passar uma mensagem equivocada sobre meu jeito de ser.
Roupas muito justas, curtas, transparentes, podem transmitir uma imagem de pessoa excessivamente sensual ou até mesmo vulgar, o que nunca combina com o ambiente de trabalho. Por outro lado, as empresas também são avaliadas por meio de representantes: seus funcionários.

Investir na carreira também significa cuidar da imagem da empresa. Nossa imagem pessoal valida quem nós somos e nossa imagem pessoa valida a imagem da empresa que representamos.

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Além do talento e eficiência, se faça visível e brilhe intensamente

Para ser bem sucedido é preciso se fazer visível, buscando uma posição que possibilite que sua luz brilhe intensamente. Competências, habilidades, talentos são percebidos, no primeiro momento, por meio da aparência. Investir na aparência para ir ao trabalho mostra cuidado e dedicação.

Muitos profissionais partem da premissa errada de que o importante é apenas ser competente e comprometido. Recusam-se a ver o fato óbvio de que um bom produto precisa de uma embalagem atraente para atingir seu melhor potencial de venda.

É Preciso estar atento aos seguintes aspectos
→ A maneira como você se apresenta é fundamental em sua avaliação;
→ A roupa não faz o caráter de um homem, porém diz muito a seu respeito.

Opte pelo bom gosto, a supervalorização de si mesmo nada acrescenta

Cultivar a própria imagem, saber se cuidar, não significa também cair no extremo contrário: o da arrogância, do exagero. A supervalorização de si mesmo nada acrescenta. Ao contrário, antipatiza e cria barreiras. É importante, por isso, refinar a própria sensibilidade para se tornar uma pessoa agradável, coerente, equilibrada e capaz de interagir com maturidade e segurança, respeitando quem quer que seja.

É importante salientar que estar bem vestido não significa usar roupas caras, de grife, que obedeçam às últimas tendências da moda. É usar roupas adequadas ao ambiente, ao cargo e à situação específica. Dois aspectos devem ser considerados na definição de um estilo pessoal de vestir: a mensagem que desejamos passar a nosso respeito e o ambiente em que estamos. Normalmente, optar pelo estilo clássico e mais simples é o ideal, pois dificilmente estaremos chagando alguém com uma imagem extravagante.

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Cuide-se, evite excessos e inadequações por falta de conhecimento e orientação

Muitos profissionais, na tentativa de acertar, cometem excessos e inadequações por falta de conhecimento e orientação. Assim, seguem algumas dicas:

→ Unhas sempre limpas e aparadas;
→ Saias abaixo dos joelhões;
→ Maquiagem discreta;
→ Roupas clássicas;
→ Para os homens: ternos escuros, camisas claras, gravatas discretas, sapatos pretos com cadarço e meias pretas;
→ Cumprimentar ao entrar no elevador;
→ Olhar nos olhos das pessoas;
→ Usar palavras mágica: por favor, muito obrigada, com licença, perdoe-me, etc.
→ Não seja cumpridor de tarefas, faça mais do que se espera de você;
→ Seja humilde;
→ Seja coerente e consistente.

O que não combina com trabalho

→ Má postura;
→ Falar alto pelos corredores;
→ Barriga à mostra;
→ Alça de sutiã à mostra;
→ Blusas de alcinhas finas;
→ Transparências, brilhos;
→ Sapatos sem engraxar, desgastados;
→ Vestir-se de maneira sexy;
→ Roupas amassadas;
→ Cara de mau humor

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