Carreira Profissional: pessoa melhor, empresa melhor

Carreira Profissional: pessoas melhores requerem melhores lugares para suas carreiras profissionais

Em tempos difíceis, profissionais de todas as áreas tendem a pensar sobre os rumos de sua carreira. Alguns pouco refletem sobre sua atuação e postura. Focam seus pensamentos no problema e tendem a responsabilizar os outros por sua situação. Desafios são vistos como ameaças e a insegurança se espalha. Cometem mais erros por desatenção, ficam impacientes e, por agirem sem foco, perdem tempo, energia e não atingem seus objetivos.

Outros agem de forma diferente: são motivados para o trabalho e acreditam que retornos são consequência. Unem esforços com foco na solução e encaram situações adversas como oportunidade, não como ameaça. Quando desistem, o fazem após todas as tentativas possíveis, mas de maneira cuidadosa para não causar prejuízos à empresa. Trata-se de pessoas saudáveis e equilibradas, que se antecipam às situações, pois cuidam de sua empregabilidade.

Antes de delegar à empresa os rumos de sua carreira, assuma o seu papel

Se os melhores unem esforços, espalham otimismo, medíocres agem de maneira imatura, numa postura de defesa, e acabam por provocar conflitos desnecessários, comprometendo o clima organizacional.

Há duas maneiras de encarar a vida: focar no problema ou na solução. Essa diferença está relacionada ao equilíbrio emocional. Empresas são feitas por pessoas, não por máquinas. Pessoas equilibradas fazem empresas saudáveis e bem-sucedidas. Com uma equipe desequilibrada emocionalmente, problemas e crises permearão grande parte das relações – internas e externas – nela estabelecidas.

Quando a situação muda rapidamente, não basta se contentar com o possível. É preciso fazer o melhor. Crises podem causar inseguranças inicialmente, mas não é momento para ficar fraco, mas para ser forte e otimista. Se você quer trabalhar em uma empresa melhor, seja um profissional melhor, seja uma pessoa melhor. Mais que a formação técnica, a postura é fundamental, pois as empresas contratam os funcionários por habilidades técnicas, mas demitem por deficiências comportamentais.

Assim como profissionais refletem sobre sua carreira, as empresas também fazem suas escolhas, cortes, ajustes. Escolher quem fica é tarefa difícil, mas essencial, já que o “joio deve ser separado do trigo” para que os talentos sejam mantidos.

Vocacional

Atitudes valorizadas pelas empresas

• Motivação – motivo vem do latim motivus (que faz mover). Não pode ser dado pela empresa. Motivadas, as pessoas produzem melhor, pois fazem por vontade e com menos esforço.
• Honestidade – cuide da empresa como se fosse sua.
• Humildade – vem da palavra latina humilis, de humus, que significa solo. Pessoas humildes não se sentem melhores que os outros. Pedem e oferecem ajuda.
• Vontade de aprender e compartilhar conhecimentos – reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisivo para a mudança.
• Resiliência – capacidade de suportar pressões e se recobrar com maior facilidade, aprendendo e se superando diante de obstáculos.
• Investimento na saúde – Ser saudável significa encontrar equilíbrio entre o corpo, a mente e as relações sociais.
• Alinhamento de objetivos – sonhar o sonho da empresa, compartilhar de seus ideais, de sua missão.
• Foco em resultado – não basta ter boas intenções, é preciso agregar resultados.

Empresas melhores querem contratar melhores profissionais

As Empresas devem agir de maneira respeitosa, ética, transparente, incentivando o diálogo. Investir em seus talentos oferecendo treinamento, capacitação e oportunidade de desenvolvimento. Reconhecimento é fator decisivo para a permanência de um profissional na empresa. Uma empresa que não valoriza as pessoas e que não pensa na formação continuada perde a condição de seguir adiante com perenidade.

Trabalhar faz parte da condição humana, pode promover a saúde e o desenvolvimento, além de ser fundamental como inserção social. Em condições inadequadas pode causar o inverso. Tendo em vista esta consideração, vale ressaltar que quem trabalha é um ser humano integral, que tem projetos profissionais e pessoais, desejos e sonhos. Quando consegue trabalhar em circunstâncias favoráveis, pode alcançar o equilíbrio que o leva a sentir-se feliz e produtivo.

 

Novo Paradigma: o melhor lugar para crescer

Temas relacionados à retenção de talentos e mão-de-obra qualificada estão no centro da atenção de empresários, executivos, governo e especialistas da área de gestão de pessoas. Podemos considerar aqui dois grandes desafios para as organizações brasileiras: o primeiro, como atrair, selecionar e contratar profissionais de alta performance; e o segundo, como manter estes profissionais. Para ambos a saída é a mesma: qualificar e investir efetivamente nas pessoas.

Para a contratação a formação básica é imprescindível, mas as instituições devem qualificar permanentemente sua equipe, em todos os níveis. Qualificação e valorização são condições básicas para a solidez de toda instituição. Adaptados ao ambiente e às atividades, os profissionais vestem a camisa da empresa e são aliados em qualquer tempo. Ademais, sentem-se mais felizes e pessoas felizes não trocam de emprego.

Liderança

Coaching: papel do líder moderno é cada vez mais requerido nas empresas

É imprescindível contar com quem tem comprometimento a empresa e para isto, o chefe dá lugar ao gerente, bem como o líder passa a funcionar como um facilitador e o líder coach – aquele que colabora para que cada um assuma o poder que está em suas mãos (empowerment), é cada vez mais requisitado. Se na antiga concepção de liderança tinha poder aquele que tinha informação, hoje vivemos o inverso: quem não compartilha enfraquece. Quem centraliza se exclui.

Líder coach é aquele que consegue soprar brasas, provocar reflexão, encorajar, estimular a autoconfiança e maximizar potenciais. Como se faz com as velinhas de aniversário, para que acendam novamente: coloca-se as duas mãos em volta, bem pertinho do pavio, para proteger aquela pequena faísca até que sua chama não se apague facilmente. Líder precisa ajudar desta forma sua equipe, até que a luz de cada um, somando com a luz do outro, faça brilhar a equipe e irradie esta luz para toda a organização. É preciso ter alguma faísca, claro! Não havendo mais faísca, não há líder que consiga motivar.

Motivação é tão importante quanto contratar e promover

Motivação vem de dentro e cabe ao líder também um papel difícil, mas tão importante quanto contratar e promover: cortar a corda, ou seja, afastar ou desligar para não comprometer os demais. Aliás, já diz o ditado “quem poupa os maus, ofende os bons”.

Não há idade, tempo de casa ou formação específica para se desenvolver em uma empresa. Ao contrário, vale ressaltar a importância dos “pratas da casa”, por exemplo, imprescindíveis no processo de modernização das organizações, na interação e promoção do equilíbrio com a nova geração de profissionais. Novos ou velhos, experientes ou não, vale todo esforço e investimento para facilitar o desenvolvimento daqueles que têm brilho nos olhos, que têm faíscas nas brasas.

Gestão de Pessoas é assunto para a empresa como um todo, não apenas para o RH. As diretrizes e as políticas devem ser compartilhadas com todos e defendidas, principalmente pelos gestores. Estes devem ser humildes para buscar permanentemente o crescimento pessoal e profissional. O caminho da transformação pessoal começa a partir do desejo de crescer ou da insatisfação que impulsiona a uma busca. A inquietude nos leva a encontrar desafios e também aliados. Penetrando em labirintos e profundezas, podemos emergir, vitoriosos e voltar mais fortes, capazes de ensinar com sabedoria.

 

Empatia é competência chave dos melhores profissionais

Por último, mas sem a intenção de concluir o assunto, vale ressaltar, entre muitas habilidades do profissional, aquela que considero tão importante, mas difícil para muitos: a empatia. Competência-chave para aquele que promove o desenvolvimento do outro. Ser empático significa, em linhas gerais, colocar-se no lugar do outro, “usar os sapatos do outro”. Às vezes nos deparamos com colocações errôneas; “no seu lugar, eu teria feito diferente”. Na verdade, se estivéssemos no lugar do outro, teríamos feito o mesmo.

Consequentemente se empresas são feitas de pessoas, as empresas empáticas serão as que terão as melhores pessoas. Prepare-se para desenvolver a sua carreira e a de quem estiver ao seu lado. Esta é a tendência das melhores pessoas e das melhores empresas.

 

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